Você está aqui : Início > notícia
Shell provável para construir uma refinaria na Indonésia
 

Londres: Royal Dutch Shell Plc, maior produtor de petróleo da Europa, pode construir uma refinaria na Indonésia até mesmo como Co Nacional de Petróleo iraniano cancelou um plano semelhante, o ministro da Indústria Mohamad Hidayat disse.
Shell pode juntar-se com a Saudi Arabian Oil Co e Pertamina PT para construir a refinaria em Tuban, na província de Java Oriental, Hidayat disse a jornalistas em Jacarta ontem após reunião com executivos de uma unidade da Shell.
Darwin Silalahi, chefe da unidade da Shell Indonésia, e Budiman Moerdijat, um porta-voz, não respondeu a duas ligações telefônicas e mensagens de texto para celular. Um porta-voz Dharan-based para a Saudi Aramco não quis comentar.
"O governo está preparando uma política fiscal para ajudar a atrair investidores, incluindo para o projeto Aramco", disse Hidayat. Pertamina irá agir como um agente para comercialização de combustíveis da refinaria Tuban, disse ele.
Indonésia quer aumentar os investimentos em refinarias para reduzir a dependência do país das importações de produtos de petróleo. O consumo de combustível subsidiado pode subir 6 por cento este ano, para 42,5 milhões de quilolitros por causa de um aumento nas vendas de veículos, Djaelani Sutomo, diretor de marketing da Pertamina, disse em junho.
Indonésia, produtor do Sudeste Asiático maior petróleo, diesel importações, gasolina e combustível de jato, porque sua capacidade de refino está aquém do consumo.
Pertamina, empresa petrolífera estatal da Indonésia, vai concordar este ano com a Saudi Aramco no desenvolvimento de um projeto de refinaria $ 5 bilhões, Karen Agustiawan, diretor presidente da Pertamina, disse que 06 de dezembro. A usina terá uma capacidade de tanto como 300.000 barris por dia, disse ela.
Pertamina também assinará um acordo de 5.000 milhões dólares americanos com o Kuwait Petroleum Corp para ampliar a refinaria Balongan em Java Ocidental em até 300 mil barris por dia, Agustiawan disse.